Informação associação
A Associação de Proteção Social à População de Santiago do Escoural é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em 1988 e instituída I.P.S.S. ao abrigo do n.º 2 do Decreto-lei n.º 9/85, de 9 de Janeiro, publicado no Diário da República n.º 7 – I Série e, da alínea 1) do Despacho do Secretário de Estado da Segurança Social n.º 6/83, publicado no Diário da República n.º 116 – II Série.
Os objetivos da sua constituição prenderam-se com a procura de resposta para os problemas mais urgentes da comunidade, nomeadamente os mais isolados e desprotegidos, isto é, a população idosa, em número bastante elevado na freguesia.
Missão
A Associação de Proteção Social à População de Santiago Do Escoural tem como missão:
Cooperar com os associados, na velhice e invalidez com respostas temporárias ou permanentes, abrangendo os residentes ou oriundos da Freguesia de Santiago do Escoural.
Visão
A Instituição pretende o alargamento e manutenção de Respostas Sociais de qualidade, sustentáveis, adaptadas às necessidades dos Clientes, das suas famílias e do território, acompanhando assim, as mudanças exigidas, necessárias e adequadas às realidades sociais, através de um esforço conjunto e envolvimento de todos.
Política de Qualidade
Perante a Missão, Visão e Valores, a Associação de Proteção Social à População de Santiago do Escoural compromete-se a:
- Promover o desenvolvimento global com base na promoção social, cultural e religioso, minimizando as carências da freguesia do Escoural;
- Garantir uma prestação de serviços qualificada, competente e certificada de forma a satisfazer as necessidades dos clientes e respetivas famílias, colaboradores, fornecedores, parceiros bem como da comunidade em geral;
- Investir em parcerias com entidades locais, de carácter privado e social, de forma a prestar serviços sociais e comunitários adequados;
- Promover um sistema de comunicação aberto, simples e constante com os clientes, famílias, colaboradores, autarquias, comunidade e meio ambiente;
- Cumprir e adequar a instituição à legislação em vigor;
- Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes;
- Valorizar o trabalho em equipa e contribuições individuais, incentivando a participação de todos, preparando e implementando ações que visem a melhoria da qualidade;
- Gerir eficazmente o Sistema de Gestão de Qualidade, cumprindo os seus requisitos de forma a melhorar continuamente a sua eficácia.